sábado, 27 de junho de 2009

solidão? que nada

O jardim parecia dançar com aquele fundo musical que vinha do violão dele. Ele vivia sozinho, não sei porque. Alguns achavam estranho, julgavam. Mas para ele, bastavam o violão e o jardim. Tocava para as flores, para a grama, para as árvores. De alguma forma, eu acredito que elas o ouviam. Se não, para que perder horas e horas tocando para o nada? Sempre fora assim. Até que um dia, não me contendo de curiosidade, fui falar com ele:
- Por que você está aí todo dia sozinho? Não tem amigos?
- Tenho sim. As flores, o vento, as árvores, a melodia, o sol, as notas musicais, o violão.. são todos meus amigos. Nunca estou sozinho. Solidão é uma escolha que cada um faz para si. Você pode estar sempre acompanhado, se quiser.
- Mas, e quanto a pessoas?
- Pessoas são extremamente necessárias. Porém, são falhas, malvadas, mentirosas. Você deve tomar cuidado com elas. Às vezes achamos que só porque estamos rodeados de pessoas, não estamos sozinhos quando a verdade é que estas não estão nos acrescentando em absolutamente nada. Por isso, prefiro ficar aqui. Cercado de coisas ingênuas, puras.
E assim, eu aprendi com aquele menino que solidão é um estado de espírito. Podemos estar sozinhos mesmo estando acompanhados. Por isso, passei a selecionar cada coisa que me cerca para que me acrescentem em algo e nunca me deixem sentir sozinha, vazia.

Nenhum comentário: